quarta-feira, 15 de novembro de 2006

A Arte Em Versão Remix

João Paulo Feliciano iniciou a sua actividade artística muito novo e em regime autodidacta, na primeira metade da década de 1980, quando estudava Línguas e Literaturas Modernas na Universidade de Lisboa. No final dessa década, enveredou por atitudes, processos de trabalho e estratégias conceptuais, formais e expressivas que o haveriam de afastar da pintura e levar por novos caminhos.
Decisiva para essa mudança nos seus modos de conceber e praticar a arte foi a actividade intensa que desenvolveu, a partir de 1989, no campo da música rock e pop (sobretudo com o seu grupo Tina & The Top Ten) e da música electrónica e experimental (em particular, no projecto No Noise Reduction, desenvolvido em parceria com Rafael Toral).

"The Possibility Of Everything" na Culturgest até 30 de Dezembro (Galerias 1 e 2)

Esta exposição propõe uma apresentação extensa do trabalho de João Paulo Feliciano entre 1989 e 1994, anos que demarcam uma fase especialmente produtiva e marcante do seu percurso como artista. Recusando qualquer orientação programática ou filiação disciplinar, e pondo constantemente em prática uma atitude experimental, João Paulo Feliciano recorreu no trabalho desses anos aos mais diversos materiais e meios de expressão, numa progressiva expansão do seu campo de possibilidades criativas.
As obras agora reunidas caracterizam-se, nomeadamente, pela incorporação de referências e elementos da cultura e da música rock, pelo cruzamento de referências eruditas do campo da arte com outras da cultura popular de massas, ou pela manipulação dos mais diversos materiais, imagens e significados, referenciados à realidade quotidiana e à experiência do mundo contemporâneo, e combinados a partir de um jogo de associações versátil, conciso e irónico.

"A grande maioria das minhas peças coloca-se nesse patamar onde a distinção entre abstracto e figurativo deixa de fazer sentido", diz João Paulo Feliciano.

(Fonte: http://www.culturgest.pt)
(Foto: Sweet Music, 1992 - Cortesia: JPF & Cristina Guerra Contemporary Art)

Sem comentários: