Entre 28 Maio e 22 de Junho, o Instituto Politécnico de Castelo Branco e a Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART), em conjunto com a Câmara Municipal de Castelo Branco, promovem a primeira edição do "Trajectos - Materialização da Arte e da Cultura". Um evento onde a escola, espaço germinador do conhecimento, se conjuga com a cidade, universo privilegiado para a materialização de saberes, dando lugar a uma iniciativa pluridisciplinar, maioritariamente orientada para manifestações ligadas à arte e à cultura.Um dos pontos altos do "Trajectos" é o já tradicional desfile de moda (12 de Junho, 21:30, Cine-Teatro Avenida), montra privilegiada do trabalho desenvolvido pelos estudantes da ESART, que desta forma podem contactar de perto com profissionais do sector. Marcando o encerramento das actividades lectivas da instituição, o desfile traz à cidade alguns dos melhores estilistas e manequins nacionais. Para além dos coordenados dos alunos do quarto ano do curso de Design de Moda e Têxtil, serão apresentadas colecções das marcas Dielmar e Kispo, bem como dos estilistas Alexandra Moura, Ana Salazar e Filipe Faísca. Prevista está, igualmente, a participação de manequins de renome como Isabel Figueira e de Gonçalo Athias.
Os concertos são outra componente forte do "Trajectos", destacando-se a música erudita do ESART Ensemble (28 de Maio, Cine-Teatro Avenida) e a dupla Custódio Castelo e Miguel Carvalhinho (21 de Junho, jardim do Governo Civil). Presentes estarão ainda Rão Kyao (1 de Junho, Cine-Teatro Avenida), os Dixie Gang (19 de Junho, Cine-Teatro Avenida) e algumas tunas académicas da região (22 de Junho, Centro Cívico de Castelo Branco).
O evento prossegue com a iniciativa "Reflexos" (4 e 5 de Junho, Cine-Teatro Avenida e Centro Cívico), projecto que abrange várias áreas formativas como o design gráfico, o multimédia e o audiovisual, e que prevê a realização de um festival de vídeo.
Recorde-se que toda a organização envolve professores e estudantes de várias licenciaturas da ESART. Os coordenados do desfile de moda são concebidos pelos finalistas de Design de Moda e Têxtil, sendo os suportes gráficos do evento elaborados pelos estudantes do ramo de Design Gráfico do curso de Artes da Imagem. Por sua vez, os vídeos de apresentação estão a cargo dos alunos do ramo de Design Multimédia e Audiovisual, enquanto que o curso de Música Electrónica e Produção Musical concebe os temas para a apresentação das colecções de coordenados. O "Trajectos - Materialização da Arte e da Cultura" conta com os apoios do Governo Civil de Castelo Branco, da ADRACES, da Caixa Geral de Depósitos, das Lojas Minipreço, da Naturtejo e da SCUTVIAS.
Mais informações: http://www.ipcb.pt/index.php?op
Sem comentários:
Enviar um comentário