
Começo pelo novíssimo album de Erykah Badu, New Amerykah Part One (4th World War), editado sob o selo da Motown.
Enquanto Winehouse e outras "divas" do soul apontam gargantas para a orgânica do som, Erikah neste trabalho mostrou uma vontade de rumar no sentido oposto.
Histórias da rua e das "cenas", envolvido por uma pitadinha de souljazz, funk e rnb, com uma componente electrónica perspicaz e eficiente!
Destaque para a música "My People", que surge como homenaggem a J.Dilla, e à faixa 2, "The Healer”, que afirma a grandeza universal do hip hop, ao contrário do que há tempos afirmava ironicamente NAS.
Bom para ouvir lá para o entardecer agora que os dias já são maiores!
O segundo album vem do norte da Europa, nomeadamente da Noruega e é uma compilação reveladora das aventuras caseiras da editora Smalltown Supersound.
"The Portable Supersound" faz um apanhado do último ano de vida da editora e conta como cabeças de cartaz Lindstrøm ou Bjorn Torske em toada cósmico-espacial!
O futurismo próximo também é abordado nesta colectânea, aparecendo nesses campos novos nomes como Horntveth e Diskjokke, já com album novo deste ano. E depois há claro, Tussle, Arp, 120 Days, Sunburned Hand Of The Man e essa gente toda que torna deste disco uma obra admirável para quem quer conhecer a nova vaga musical que vem do norte da Europa!
A terceira proposta vem prensada com sabor a chá de lima, cheiro a erva e os passarinhos a voar no ceu azul sobre o mar!
Palavras para quê! Bob Marley remisturado!
Acreditem, que a minha primeira reacção ao ler sobre este disco foi de estranheza e a imagem tecnho-chunga do buntch buntch, a fazer lembrar as remisturas da década de 90, surgiu-me na cabeça.
Mas a Soul Shakedown Party que abre o album pela mão de Afrodisiac Sound System, calou-me e apercebi-me que estava perante uma pérola lapidada com mãos de génio e acima de tudo respeito pela respiração do génio do reggae.
Mexem, mas mexem sem estragar!
Este vale bem a pena comprar em vinyl, só para ter!
Fiquem bem e boa semana!
Sem comentários:
Enviar um comentário