Música?? Não! São os pés!
A ideia de criar calçado com sola de borracha valeu ao norte-americano Marquins M. Converse o início de uma aventura que faz agora 100 anos.
A empresa de sapatos nasceu em 1908, mas só nove depois foi lançada a linha desportiva, na qual estava incluída a bota de lona, universalmente conhecida com All Star.
A época áurea dos ténis pensados pela Converse foi a década de 50. Com o advento da cultura rock, foram adoptados pelos rockabillies, mas também Hollywood começou a prestar atenção ao fenómeno quando James Dean (com ar de gringo!) se deixou fotografar com os ténis calçados.
Nos anos 60, a marca começou a produzir linhas linhas de vestuário e acessórios usados por desportistas de elite e um cada vez maior número de figuras públicas de outras áreas.
Devido à grande procura, a marca começou a fabricar em diferentes cores e materiais, mas também a ter de lidar com a competição de marcas como a Adidas, a Nike ou a Reebock, perdendo a corrida!
Apesar de na década de 90, a popularidade da Converse ter aumentado (muito graças à propulsão do movimento grunge e com ele Kurt Cobain no seu expoente máximo), a empresa foi acumulando dívidas e em 2001 declarou falência!
Comprada pela Nike dois anos depois, deslocou todas as suas fábricas para países asiáticos e aí mantém a sua actividade!
Para marcar o 100º aniversário da Converse, a marca associou-se a algumas figuras do panorâma musical (e não só) numa campanha denominada Connectivity.
Lançada esta Primavera em mais de 75 países, baseia-se numa imagem que prende pelos pés ídolos do passado e do presente, como Karen O (dos Yeah Yeah Yeahs), M.I.A., Common, Bille Joe Armstrong ou Ian Curtis entre muitos mais!
Não disse que eram os pés! Agora a música....
1 comentário:
All Star rules
All Star forever
All Star ...
All Star ...
e que tal criar um movimento das All Star ou um clube? :)
gostei imenso do teu texto, estes tenis nem se quer ressuscitaram, estão sempre dentro e fora da moda,lol!!!
já agora parabens pelo teu blog,muito in ;) e muito bem elaborado.
stay well, allways with good vibes
teresa mingacho
Enviar um comentário