sexta-feira, 12 de junho de 2009

Pouca moderação!

Em dia de Santos populares, o espírito "rebaldeiro" sobe-nos à cabeça e a necessidade em procurar novas sonoridades para animar qualquer "after-party" depois de umas sardinhas mal assadas e umas jolas quentinhas é eminente.
Não querendo ser a voz sábia por detrás do óbvio, a minha missão na Xangai é não de indicar caminhos correctos mas antes, dar a minha orientação segundo os meus padrões estéticos, daquilo que considero bom e merecido de destaque.
Chamam-se Moderat e lançaram o seu primeiro registo há bem pouco tempo... e que belo hino à música electrónica este que nasce da colaboração entre o a sonoridade glitch breakstep da dupla Modeselektor e o minimalismo orgânico de Apparat.
Heterogeneidade é a palavra tranversal a este registo.
Do dubstep à idm, do techno à ambient music, do big beat ao synthpop, são muitos os rótulos e referências abrangidos, uns de forma mais óbvia, outros com maior discrição.
De Underworld a Thom Yorke, passando por Autechre, Orbital, Rusko ou Telefon Tel Aviv, consigo aqui ouvir um pouco de muita da melhor electrónica feita ao longo dos últimos anos, fundida com simplicidade mas também com brilhantismo. Este disco homónimo do projecto Moderat, editado pela BPitch Control de Ellen Allien, não soa a Apparat nem tão pouco a Modeselektor, mas sim, e simplesmente, a música electrónica onde a elegância e o bom gosto imperam, e onde não faltam as preciosas colaborações de Paul St. Hilaire ou Shackleton.
Obrigatório sem dúvida alguma!

Sem comentários: