O mercado de guias de viagem traduzidos para o português, que vem crescendo nos últimos anos, ganhou recentemente duas adições de vocação pop, que procuram ir além dos tradicionais pontos turísticos e oferecer opções modernas para os viajantes, como é o caso da edição inglesa da "Rough Guides" e também já da própria portuguesa "Time Out".
Mas como não é de viagens (aliás, é sempre de viagens...) que hoje falo, direcciono a minha tirada para um livro que por acaso comprei em Nothing Hill o ano passado aquando de uma viagem ao país de sua majestade.
Foi na "The Book Warehouse" e tinha marcado £7.99, no entanto como a malta já não tem tempo para ler, os livros amontoam-se em altas colunas que fazem parecem construções contemporâneas, o livro que hoje vos apresento custou-me uma módica quantia de £2.99.
É da colecção da Rough Guide e chama-se "To Cult Pop".
Mais do que uma pequena pérola para nos acompanhar durante as férias, trata-se de um livro que poderá ser lido na diagonal e aborda a música pop e todos os fenómenos de culto à sua volta, desde as canções mais marcantes aos artistas mais carismáticos, passando pelos géneros musicais e as modas mais excêntricas.
Não é exclusivamente sobre os anos 80, no entanto contém uma forte componente eighties.
Em inglês, as fotos incluídas são de grande qualidade, mas o que realmente me agrada neste livro, para além, como é óbvio, do conteúdo textual, é a forma como está escrito.
Paul Simpson, o editor, e os seus colaboradores deram a este livro um tom ao mesmo tempo informativo e divertido.
A capa apresenta-nos uma foto cheia de Debbie Harry com todo o seu glamour...tiro certeiro!
Como teaser, abro o livro na página 181, secção The Lists, e deixo-vos com o top 10 dos álbuns mais vendidos nos EUA durante a década de 80:
1. Thriller, Michael Jackson 2. Purple Rain, Prince 3. Dirty Dancing, Banda Sonora Original 4. Synchronicity, The Police 5. Business As Usual, Men At Work 6. Hi Infidelity, REO Speedwagon 7. The Wall, Pink Floyd 8. Whitney Houston, Whitney Houston 9. Faith, George Michael 10. Whitney, Whitney Houston
PS1: Não é para concordarem, é só para saberem como foi!
PS2: Destaque para o suplemento especial sobre a "Cultura Popular" este fim de semana na Revista Única do Expresso. Interessante!
Para recordar aquilo que bombava na década de 70!
Sem comentários:
Enviar um comentário