
É o encontro de duas figuras já lendárias da experimentação artística, nomeadamente a sonora, unidos aqui pela dedicação ao violino.
Tony Conrad é, para além de ícone do cinema experimental, um dos pioneiros do minimalismo norte-americano, tendo integrado no início dos anos 1960 o Theatre of Eternal Music (conhecido como Dream Syndicate) ao lado de La Monte Young, John Cale, Angus MacLise e Marian Zazeela.
Desenvolveu uma exploração extensa do violino ao nível do timbre, da distorção e da dissonância focando o seu trabalho ao nível da microtonalidade, geralmente na forma de longas massas sonoras.
O violino foi também um dos primeiros instrumentos de eleição de Genesis P. Orridge, desde o tempo dos Throbbing Gristtle, especialmente na variante eléctrica, transportando-o posteriormente para os seus vários projectos, entre os quais Psychic TV e Thee Majesty.
O trabalho de P. Orridge tem sido tanto musical como sobre ideias de libertação de imposições normativas aos mais vários níveis, sejam eles música, comportamento ou sexualidade.
O primeiro encontro destes dois gigantes do experimentalismo teve lugar em Janeiro de 2009 na Issue Project Room em Nova Iorque, e tal como acontecerá em Serralves, contou com a colaboração do percussionista Morrison Edley dos PTV3 (a mais recente formação dos Psychic TV).
Sem comentários:
Enviar um comentário