domingo, 6 de setembro de 2009

O mistério da dança do sussurro.

"Secondhand Language" é um disco que nos chega de uma região europeia cuja música tem reduzida divulgação entre nós.
PNDC é um acrónimo que se destina a ocultar a identidade do sérvio Predrag Nedic, mas que ao mesmo tempo lhe confere uma maior facilidade de leitura noutros cantos do mundo.
Ao segundo álbum, reedita a colaboração à distância com o ateniense Housework, que se encarrega da maior parte das letras e das vozes juntamente com Shadowlike e da grega Marina Skiadaresi.
A música que se pode escutar em "Secondhand Language" está imersa em referências múltiplas aos anos 80 mas sem, no entanto, se deixar encarcerar nelas em exclusivo, revelando uma forma decididamente actual de usar a tecnologia e dela extrair expressão ritmico-melódica plena de sentido.
Ao mesmo tempo isto que por ela perpassa uma densa tonalidade escura, existe um balanço quase irressistivel que incita à dança, mas mantendo uma certa desconfiança relativamente à escravidão pelo ritmo, forçando a intervenção racional para colocar ordem no arresto dos sentidos.
Significa isto que este segundo disco de PNDC está impregnado de melodias cativantes, mas misteriosas, e ao mesmo tempo de um conjunto de afirmações estéticas de personalidade que lhe permite explorar algumas novas paragens sem que com isso, perderem a facilidade amigável do primeiro disco, num enquadramento sedutor que se intensifica a cada nova audição.
Não sendo uma obra-prima, nem um tratado absoluto de novidade musical, "Secondhand Language" é um disco que cobre PNDC do respeito devido aos músicos talentosos que produzem um universo individual no qual nos sentimos bem acomodados.

Sem comentários: