quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Arte ou mera esquisitice?

"Video Musics", a terceira edição do norte-americano Alexis Gideon, é tudo menos um disco comum.
Logo a começar pelo formato, uma vez que se trata de um DVD de animação acompanhado de um link para download gratuito (http://africantapegroup.bandcamp.com/) da respectiva banda-sonora.
Mas a bizarria não se limita a este inesperado modo de manifestação artística de alguém multifacetado: a música que ilustra esta ópera-vídeo está tocada por essa insólita esquisitice que associamos aos génios loucos, que estão tão deslocados deste mundo quanto este os olha com desconfiança!
E Alexis Gideon permite-se ocultar se a sua intenção era destinar esta obra a públicos infantis ou de lançar um apelo mais vasto a um público exigente, mas necessariamente mais velho.
A verdade é que a estranheza que trespassa esta narrativa inspirada na mitologia húngara, é claramente o combustível criativo da respectiva banda sonora, que raramente obedece aos cânones associados a música para sublinhar ambientes visuais ou para adicionar intensidade a estórias, reais ou imaginadas.
Se, por um lado, Gideon joga como poucos nas margens do hip-hop, talvez inspirado pelas abordagens de fronteira das gentes da Anticon, também acontece envolver esta música numa atmosfera inocente, mas ao mesmo tempo ébria e esfuziada, mergulhada numa esquizofrenia apelativa.
Aos ritmos tribais associam-se pequenos rasgos instrumentais que estilhaçam as linhas melódicas traçadas por um MCing negligente e ainda toda uma série de ruídos, identificados ou não, que, não sendo instinsecamente musicais, se articulam numa surpreendente capacidade de sedução e cumplicidade.
Sendo muito mais do que apenas uma banda-sonora, «Video Musics» contém música com propriedades fantasiosas e alguns momentos de notável rasgo criativo, podendo, e devendo, ser consumida como uma estimulante criação emancipada das imagens animadas que lhe estão na origem.

(Fonte: Domínio dos Deuses)

Para saberem do que estou a falar, deixo-vos o "capítulo 5" deste "Video Musics" com a genial "Brimstone Blaine".


Sem comentários: