domingo, 6 de dezembro de 2009

I Might Be Wrong

«Circle The Yes» é o segundo álbum dos I Might Be Wrong, banda berlinense que no início de 2009 se estreou com «It Tends To Flow From High To Low» e que para nosso prazer optou por não conter o forte impulso criativo que a atingiu logo após ter sido reconhecida como uma proposta estimulante.
Este é um disco que percorre o fio da navalha, submerso na asfixiante dicotomia universal que tende a tudo resumir à afirmação ou negação, reduzindo a zero o espaço à sua combinação ou à sua equação crítica. E abre o flanco à apatia, à inacção que congela os membros e a mente enquanto a dúvida existencial não se resolve. Tudo isto parece assombrar a temática escolhida pela vocalista Lisa von Billerback que reflecte, ela própria, com a sua voz febril e semi-distante, acerca da inoperância que atinge o âmago de uma época sem grandes causas e em crise de abundância de imagens e sons.
Tornada música, esta moldura enquadra uma figura híbrida de indietronica, servida por cascatas de guitarras ansiosas e dolentes, enquanto o batimento cardíaco alterna entre a síncope quase matemática e a ternura assustada por algo que é incapaz de ser compreendido. Tudo, aqui e ali, aconchegado em pequenos rebuçados de electrónica que trazem no regaço carícias assombrosas.
Com estes elementos na sua composição essencial, «Circle The Yes» é um disco sedutor pela familiaridade com que se imiscui nas nossas cogitações interiores, não propondo uma estética alternativa a outras já ensaiadas, mas acrescentando pequenos pormenores de bom gosto que tornam deliciosa esta revisitação a territórios já anteriormente por nós visitados, exibindo uma capacidade notável de, dada a dinâmica dicotómica das emoções que produz, renovar o processo de estimulação artística e degustação musical.
(Fonte: Domínio dos Deuses)


Sem comentários: