domingo, 3 de janeiro de 2010

The Genius Of The Crowd

Ano velho para trás das costas, é hora de começar a checkar novidades fresquinhas que estes 3 primeiros dias do ano nos trazem.
Muitas é óbvio, porém a que hoje voz trago diz respeito ainda a 2009.
Descobri Dop no último dia do ano já lá para o final da tarde, por isso é quase que uma despedida em beleza de 2009 antes de entrar propriamente na prometida lufada de novas que 2010 tem para nos reservar.
Chamam-se Dop e são um trio parisiense!
Conta a "lenda" que encontraram inspiração para compor música de dança num poema de Charles Bukowski, "The Genius of the Crowd".




Descoberta a inspiração, o trio saiu da periferia de Paris para fazer música popular na costa ocidental de África, tendo voltado com ideias de produzir algo "mais avançado", mas que tivesse a ver com aquele continente.
Tambores, canticos em modo ritualista, programações sintetizadas, etc...registados em EP´s.
contudo, em "The Genious of the Crowd" quiseram afastar um bocado esse "estigma africano" e decidiram produzir algo mais urbano, a fazer lembrar aquilo que já foi chamado de "micro-house" de início da década (não é esta que agora começa é a outra que acabou...).
Na faixa que dá nome ao álbum, além dos versos de Bukowski recitados ao fundo, há uma voz de mulher ao melhor estilo de Chicago, contudo, retalhado e organizado numa nova estrutura melódica a fazer lembrar a épica "Deck the House" do canadiano Akufen.
Depois há "Mambo Jumbo", com sabores mais étnicos e que simplesmente flui naturalmente como um verdadeiro motor de combustão pélvico.
Para acabar, há uma versão "Mambo Jumbo" remisturada pelo israelita Guy Gerber e afirma-se como faixa-padrão da originalidade da fórmula de Chicago na sua capacidade de se transformar e de se renovar infinitamente.
"The Genious Of The Browd", é no meu entender, um grande contributo no processo de revitalização do conceito "house music"!
Ainda bem!


Sem comentários: