domingo, 7 de fevereiro de 2010

Neon Indian

Ainda ando a navegar no ano passado, a vasculhar o baú dos álbuns obrigatórios antes de começar a sério no novo ano!
Este que hoje vos apresento confesso, não fazia a mínima ideia da sua existência...apareceu-me hoje de tarde e fez-me sentir que estava perante algo demasiadamente bem feito...não sei!
No entanto, como o tempo de degustação ainda é relativamente curto, deixo à vossa consideração a avaliação da qualidade do "artefacto".
São os Neon Indians!
Pois é, aquilo que os Skaters, Ducktails e Pocahaunted fazem começa a ser integrado na música pop.
É verdade que o fenómeno Ariel Pink começou mais ou menos na mesma altura, e que muito a jeito se pode catalogar tudo no mesmo saco, mas Ariel Pink é outro Sol.
“Psychic Chasms”, lançado sob chancela da Lefse, deve mais à nostalgia anos 80 do que à acidez em espiral 60s de Ariel Pink, embora certos princípios se mantenham os mesmos.
Nostalgia porque há qualquer coisa nos beats que lembra jogos de vídeo, num contexto de texturas esgazeadas que parecem nascidas de camadas e camadas de fitas gastas, sobrepostas com aquele propósito.
O resultado está próximo de um "nu-rave light", com mais Daft Punk e menos Justice, com um lado indie veraneante e menos pista.
Temas como “Deadbeat Summer” ou “Mind, Drips” são viagens cósmicas fantásticas por este universo da música que parece feita em segunda mão.







Sem comentários: