segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Sunshine Pops

À falta de vontade pessoal em redigir um texto elaborado, aliada a um fim de semana bastante atribulado "embuido" no espírito mais "pop" a que só as nossas aldeiazinhas perdidas nos confins da dita província conseguem proporcionar em plena época estival, hoje recorro a um mero texto da pt.wikipédia.org para sustentar os senhores que vos quero apresentar.

" (...) Sunshine pop é uma forma musical do pop desenvolvida especialmente pelos grupos de pop rock e surf rock nos Estados Unidos do início dos anos 60. Se definiu em 1965 com grupos como The Beach Boys, The Byrds, The Association, The Mamas & The Papas, entre outros a fim de sofisticar a música popular, se influenciando por outros gêneros além do rock de forma mais presente. Phil Spector é um grande responsável por estas influências sofisticadas na produção das canções, influenciando Brian Wilson desde 1963 após a clássica Be My Baby de Spector, na voz das The Ronettes.
É forte em experimentalismo e tem elementos da música clássica. Surgiu praticamente junto com o pop barroco e só se diferenciam devido ao pop barroco ser mais melodramático.
Álbuns pioneiros são o Today! e Summer Days (And Summer Nights!!) dos Beach Boys de 1965, onde neles constam uma estrutura experimental, harmônica e melódica já definida para o estilo, contendo uma rara quantidade de instrumentos exóticos e não exóticos para época como, cravo, acordeão, ukulele, cítara, entre outros. Erroneamente, somente o Pet Sounds de 1966 dos Beach Boys é reconhecido como um pioneiro, sem mencionar os álbuns de 1965, mas 1965 é o ano crucial para o estilo do pop, tanto na América, quanto no Reino Unido.
Os compactos de The Mamas & The Papas em 1965 incluindo California Dreamin', Go Where You Wanna Go e Somebody Groovy foram importantes para o crescimento deste subgênero do pop com sua influência folk. Em 1966 lança Monday Monday e também seu primeiro álbum chamado If You Can Believe Your Eyes and Ears. No mesmo ano lança o bastante aclamado The Mamas and the Papas. Os elementos de música erudita são encontrados na música do grupo.
Grupos como The 5th Dimension, Yellow Baloon, The Association, The Sunshine Company, entre outros foram também importantes para a divulgação deste estilo de pop nos anos 60. (..)"

Este ano apareceu por aí um álbum de uns senhores chamados "The Superimposers" intitulado "Sunshine Pops".
Toda e qualquer semelhança com o texto acima mencionado é pura coincidência.
Na minha opinião, um dos melhores álbuns do ano e que vem carimbar com chave de ouro (pelo menos para mim...) umas das minhas melhores férias de Verão.
Aconselha-se vivamente, no entanto deixo um alerta: a audição de "Sunshine Pops" em demasia pode causar elevado grau de dependencia.
E eu preocupado com isso...
Boa semana!

Sem comentários: