Domingo é dia de música...
Depois de mais uma semana de intensa vontade (só mesmo vontade...) de re-adpatação ao trabalho após um longo (e merecido) período de férias, aqui me encontro eu à procura de mais um motivo para tentar manter actualizada a Xangai.
É um dos achados do ano.
Edo Bouman numa viagem à Índia descobriu este “Ten Ragas To A Disco Beat”, assinado por Charanjit Singh, um compositor de Bollywood.
Gravado em 1982, tem-se insistido ao longo deste ano que Singh definiu o acid house, três anos antes de “Jack Trax” de Chip E ter sido editado (referido muitas vezes como o primeiro disco house) e cinco antes do primeiro tema de acid house, “Acid Trax” (Phuture).
Independentemente desse registo visionário, que cada um lerá como quer, o que é impressionante é Singh ter chegado a este som, quando muitas das referências que influenciaram o house não chegavam à Índia, e o contacto com o disco dar-se com uma meia dúzia de títulos mais populares.
Em “Ten Ragas To A Disco Beat”, Singh usou um Roland TR-808 e um TB-303 para recriar ragas clássicas numa versão disco.
O resultado, apesar de não ser muito heterogéneo ao longo de dez temas, é surpreendente e em alguns temas realmente visionário (”Raga Yaman” e “Raga Madhuvanti”).
E a aventura continua...já lá vão quase 5 anos a ditar os novos rumos da música sofisticada!
Como alguém dizia no outro dia: "bem haja a todos"!
Sem comentários:
Enviar um comentário