segunda-feira, 22 de agosto de 2011

E depois do meu Verão!


Regressado de férias e depois de umas redondas 300 audições da última bíblia sonora proposta por Tom Vek, sinto-me completamente obrigado a afirmar que não foi só o meu álbum de Verão, mas possivelmente a melhor vitamina para começar o meu Outono!
Mas não querendo ser chato viro a agulha para outras direcções e hoje trago-vos a melhor sobremesa que eu encontrei para degustar calmamente o meu recente vício sonoro vekiano!
Chama-se "Whokill" e é a nova gloriosa e bem conseguida cacofobia musical dos tUnE-yArDs, acabadinho de sair da prensa com o carimbo da cada vez mais omnipresente 4AD.
Num mundo em que por vezes todos parecm querer ser como alguém, é bom encontrar alguém que não teme ser como todos.
Ao mesmo tempo.
Merril Garbus, a voz, a alma e o ukelele em tUnE-yArDs regressa com com amparo da 4AD após "Bird-Brains", a estreia de 2009, criada com um pequeno gravador digital e muitas ideias.
Ao segundo álbum, há mudanças como o baixista Nate Brenner que usa o baixo como uma espécie de rio sinuoso que atravessa uma densa floresta tropical, alimentando-a.
A gloriosa cacofonia sonora criada por Garbus prossegue: pássaros e trovões, polifonias africanas, tropicalismos diversos, soca e congas, Talking Heads e King Sunny Adé, tambores, relógios, tudo desafinado por uma visão profundamente criativa que mesmo no meio de tantos sons nunca esquece o que faz uma grande canção!
Lindo!

Há já algum tempo que me têm vindo a dizer que tenho escrito pouco na Xangai, ao que respondo que não tem dado por que não tenho tido tempo!
É óbvio que ando mais atarefado, no entanto a mais pura verdade é que acho que ando a descobrir a verdadeira essência da cena, como se tratasse de uma lapidação mais apurada da alma da Xangai Market!
Posso até ter tempo livre para escrever, mas prefiro levantar o volume até ao 48 e ficar a ouvir aquilo que me dá real gana!
Depois acaba-se o tempo e deixo a escrita para o depois que nunca acontece!
Muita coisa boa passa, porém as geniais garanto-vos que ficaram registadas neste blog!
Assim sendo, e se é que me permitem os raros mas ilustres leitores da Xangai, hoje, no final do meu Verão, afirmo-vos que a Xangai está melhor!
Mais adulta, requintada e exigente, mas sem nunca perder as suas preferências de carácter duvidoso e demasiadamente extravangante que norteiam este blog para um espaço cada vez mais distante. 

(E sim é verdade, adapto muitos textos de revistas e outras publicações por aí perdidas...mas no final de contas qual é o problema? São públicos e estão referenciados como tal! Mas será que a música é o menos importante nisto tudo?!)

Para todos os que gostam de boa música sem rótulos, manias ou eufemismos, deixo-vos estas duas malhas dos tUnE-yArDs, "My Coutry" e "Gangsta".

Viciem-se na música e vivam melhor!





(in, Blitz, Agosto)

Sem comentários: