terça-feira, 1 de maio de 2012

Strings Of Consciousness


Os Strings Of Consciousness são uma plataforma artística por onde circulam numerosos músicos de diferentes proveniências e na qual o fio condutor é assegurado pela direcção de Philippe Petit e Hervé Vincenti, dois destacados criadores do avant-gardefrancês, e pela consistente utilização, na composição sonora, de sons de cordas como o material em bruto a trabalhar pela tecnologia digital.
Neste novo álbum, "From Beyond Love", esse é de novo o caminho seguido, notando-se que os sons são esculpidos em camadas sucessivas, que vão sendo apostas umas sobre as outras, adensando as estruturas musicais que lhes estão na base.
Daí resultam sonoridades de harpa, violaocelo, contrabaixo e guitarras tocadas com arco que pouco revelam da sua pureza tímbrica original, tal a quantidade de processamento que sofreram, modificando-se para constituirem fontes sonoras inovadoras e explorarem recantos emocionais únicos.
A essas camadas são ainda meticulosamente acrescentados diversos orgãos e sintetizadores, assim como clarinetes, saxofones e trompetes, completando-se a teia instrumental com conjuntos mais ou menos extensos de processamentos electrónicos que se afirmam como alternativas criativas à presença de uma bateria tradicional, assegurando assim uma pulsão rítmica muito pouco convencional.
Sendo este disco o segundo volume de triologia que os Strings Of Consciousnessiniciaram em 2007 com "Our Moon Is Full", na qual se propuseram o desafio de incluir vozes nas complexas estruturas por si criadas, há espaço para a adição de outras cordas, as vocais.
E integram-se nos espaços abertos nos intervalos das texturas musicais, quase sempre trazendo um sentimento misterioso e de desconhecido, intensificando a imersão emocional do disco. Trata-se de dar amplitude para que entrem em cena, à vez, as vozes de Lydia Lunch e Eugene Robinson em dueto, Graham Lewis (Wire), Cosey Fanni Tutti (Throbbing Gristle), Andria Degens(Cürrent 93 / Pantaleimon) e Julie Christmas (Made Out Of Babies).
Pela relevância artística da proposta, pela exploração estética aqui envolvida e pelo resultado final, magnético e paralisante, "From Beyond Love" é um disco que acerta em cheio, propondo uma escuta cuidada e viciante, e não deixando dúvidas quanto à importância artística do trabalho colaborativo dos Strings Of Consciousness.





(in, Matéria Prima)

Sem comentários: