quinta-feira, 20 de abril de 2006

Cocktail caleidoscópico!

Os Bandex começaram por ser o fruto das experiências levadas a cabo pelos irmãos Nuno e Miguel Gelpi no seu estúdio caseiro de Lisboa a partir de 2002. Com um sampler e alguns instrumentos – guitarras e contrabaixo - compuseram uma mão cheia de temas que serviram de base para começar a actuar ao vivo. A partir de Março de 2003, os Bandex tomam forma enquanto grupo com a entrada de Mário Moral (guitarra) e Daniel Meliço (bateria), e com esta formação e muitos temas concluidos os Bandex fazem uma primeira edição de autor do seu disco, o homónimo Bandex .
O disco de estreia dos Bandex tem 13 temas originais e conta com outros músicos para alem dos quatro 'residentes': o vocalista Vicki Love, co-autor de algumas das letras, o percussionista porto-riquenho Julio 'Panzer' Perez e o seu naipe de sopros, a vocalista Lily Cushman-Culhane, de Boise, Idaho, o guitarrista cordobés Antonio 'Ralph Smith' Romero, o baterista argentino Pablo Bendov, o DJ e produtor português Michael Ellis, o quarteto de cordas português Quarteto Capela, e o Senhor Russo, de Lisboa. Estes músicos e amigos foram gravando em sessões mais ou menos informais, muitos deles sem saberem que iam fazer parte deste disco. Muitos dos sons foram recolhidos antes mesmo de existirem os Bandex. Todos os outros instrumentos foram gravados por Nuno Gelpi (sampler, guitarra), Miguel Gelpi (contrabaixo), Mario Moral (guitarra) e Daniel Meliço (bateria).
O álbum foi muito bem recebido pela crítica nos principais jornais portugueses e o single Nite Line foi alvo de insistência em algumas rádios de Lisboa (Rádio Oxigénio e Radar FM), assim como na Antena 3, cujo programa "O Grande Sofá" destacou o álbum de melhor disco nacional de 2004.

Epah, estes chavalos são tão fixes que até disponibilizam o album por inteiro no site deles! Granda espirito! Viva a musica nacional! (http://www.bandexmusic.com)

Sem comentários: