
O grupo Wordsong nasce em meados de 2000 na sequência de outros projectos em que Pedro d’Orey, Alexandre Cortez e Nuno Grácio já procuravam uma forma diferente de abordar a poesia e a palavra. A transversalidade entre várias linguagens musicais, poéticas e multimédia fazem dos Wordsong um projecto unanimamente considerado original e audacioso na forma de abordar a poesia. Fernando Pessoa e a sua poesia são o mote inspirador deste novo projecto cujo espectáculo é marcado por uma forte componente visual, onde a música em formato pop/melódico e electrónico se alia à poesia dita, falada e melodicamente interpretada de uma forma inusitada e simultaneamente inovadora.
Pessoa foi esticado, explorado e exposto por Pedro d' Orey, Alexandre Cortez, Filipe Valentim, Samuel Palitos e Nuno Grácio e Rita Sá assina a concepção gráfica. As imagens de vídeo complementam este projecto de múltiplas faces, tão estranho e belo mas também tão intimamente português. ‘Wordsong Pessoa’ é um projecto pluridisciplinar que resulta na edição de um Livro e de um dual Cd (Cd + Dvd). O álbum estará disponível em meados de Fevereiro e aí partirá também para a estrada o espectáculo multimédia que levará ao público o resultado de três anos de pesquisa sobre o universo de Pessoa.
No dia 30 de Novembro lembrou-se Pessoa, assinalando os 70 da sua morte, na Casa Fernando Pessoa, com a apresentação deste exercício experimental, num desafio à interpretação.
"O espectáculo ‘Wordsong - Pessoa’ é na sua essência um espectáculo multimédia em que o grupo, através de uma linguagem musical inovadora e interpretando as palavras do poeta com total liberdade criativa, recria imagens, manipula linguagens e transpõe para este trabalho uma visão única do imaginário induzido pela poesia de Fernando Pessoa."
(Fonte: www.transformadores.blogspot.com)
Sem comentários:
Enviar um comentário