segunda-feira, 1 de maio de 2006

O homem de azul.

Nilton tem 33 anos, já foi DJ e decorador de interiores, mas desde sempre se viu atormentado por vários ideais surrealistas e realidade distorcidas. Durante algum tempo guardou-as em sebentas. Os textos sucederam-se, as ideias ganhavam forma e a partir de uma certa altura começava a ser difícil segurá-las no papel, ganharam vida própria! Em 1997 conseguiu a coragem necessária para subir a um palco. Seguiu-se outro texto, outro espectáculo. Uma noite no teatro A Barraca, acabou por se tornar numa temporada de três meses. Aí recorda o dia em que viu na plateia os Grandes Raul Solnado e Júlio César, a visita valeu-lhe um convite para uma temporada de 3 meses no Casino Estoril. Entrou depois em digressão e na preparação daquele que seria e ainda hoje é, o primeiro e único DVD de Stand Up Comedy feito em Portugal: "Nilton ao vivo no Teatro Maria Matos".
Sempre foi um apaixonado pela Rádio, desde o tempo das rádios piratas que está perto dos microfones. Hoje, podemos ouvi-lo em todo o país na Manhã da Rádio Comercial onde escreve e apresenta diariamente rubrica de humor, "As Teorias do Nilton".
Teorias que estão agora disponíveis na versão Livro. O livro "As Teorias do Nilton" é uma compilação de textos que serviram de base para a sua rubrica de Rádio, acompanhadas de um cd com aquilo que foi considerado pelos ouvintes como o Best Off de 2003/2004.
O sucesso no Programa da Estação SIC, "Levanta-te e Ri", valeu-lhe o convite da emissora para criar um projecto próprio, "K7 Pirata" que lhe permitiu realizar um sonho antigo: unir as entrevistas e o humor.
Nilton faz questão de continuar a dedicar várias horas por dia à escrita. Suga informação como o ar que respira, fala muito de actualidade e das pequenas coisas do dia a dia. Faz mais de uma centena de espectáculos por ano, em todo o país, o que o obriga a viajar mais de 50 mil km de norte a sul de Portugal. É viciado no trabalho e adora o que faz, mesmo que isso só o deixe dormir 3 horas por noite. Admira Robin Williams pelo ritmo, Dennis Leary pela atitude, e Jerry Seinfeld pelos textos. Tenta fazer rir, mas já fica feliz se conseguir rir sozinho.

Sem comentários: