quinta-feira, 30 de agosto de 2007

25 anos a fazer ciência!

Se pensarmos num nome como Laurie Anderson, «Big Science» é o disco a reter, numa obra de grande diversidade artística, rica em soluções e na procura da expressão artística enquanto modo de vida. Editado em 1982, é, ainda hoje, uma referência para a «música moderna alternativa experimental».
Sinistro mas ao mesmo tempo estimulante, «Big Science» é um trabalho pioneiro que bebe na electrónica e no free-jazz o sumo para descontruir canções que mesmo assim soam pop. É o caso do fabuloso «O Superman» que ainda no passado foi alvo de uma leitura para as pistas da autoria de M.A.N.D.Y.
«Big Science» ainda hoje soa actual e é um daqueles discos em que a pop atinge a perfeição. Para a própria Laurie Anderson, é difícil conseguir uma obra tão sublime e, talvez por isso, tenha diversificado o seu espectro criativo nos anos subsequentes, o que aliás ainda hoje se mantém.
Nesta edição comemorativa dos 25 anos sobre o seu lançamento, «Big Science» inclui não só o alinhamento original como também o teledisco de «O Superman» e a faixa «Walk The Dog». Pequenos acrescentos que tornam este objecto ainda mais imprescindível.

Sem comentários: