segunda-feira, 7 de abril de 2008

Propostas semanais! Boa onda com sabor a 30!

rEntre a conversa fiada e a pasmaceira tropical, os pratos giraram na mesa da Xangai e após uma afincada investigação de todas as peças no tabuleiro, chegou-se a uma conclusão: "o que é que é preciso ouvir para ter uma semana mais saborosa e apetitosa?"

2 títulos em franca expansão e que se aconselha a forte compra:

BRAZIL 70, uma compilação da Soul Jazz e que aborda o fenómeno do tropicalismo, como vertente emergente da bossa-nova. A rejeição da aristrocrata bossa-nova e adopção do tropicalismo como fundação da verdadeira música brasileira, foi o caminho que alguns músicos brasileiros decidiram trilhar, assumindo-se como hippies e fazendo vida migratória, deixando crescer os cabelos, consumindo drogas. Eram mesmo chamados "Os Desbundos"!
O interesse por esta compilação acresce se contarmos com presença de nomes como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, que transitaram do tropicalismo para a bossa!
Bandas emergentes como os Novos Baianos e "Secos e Molhados" selam com chave de ouro uma compilação que ainda vai dar muito que falar!
A outra proposta é bastante mais recente, nomeadamente do ano de 2007 e vem com carimbo da Symbiose. Estamos a falar de NICOLE WILLIS & THE SOUL INVESTIGATORS e o album é nada mais nada menos que o "Keep Reaching´Up Remixed", ou seja a primeira aventura dos senhores das mesas e dos botões nas ondas etéreas do primeiro trabalho de Nicole Willis.
Se o "Keep Reaching´Up" soava a intemporal, pleno de groove e que tinha na soul, no funk e no jazz dos anos 60/70 a sua força motriz e modelo de inspiração, não seria fácil conseguir um conjunto de remisturas que suplantasse as esplêndidas canções originais.
Resultado: canções muito interessantes e apetitosas, reavaliadas com o mérito de nunca comprometer o contexto de onde foram criadas.
Destaques para o hip hop de Ghost, o jazz-easy listening de Mr. Scruff, o funk de Rob Life, rocksteady pelos The Dynamics ou o jazz de fusão por Elizabeth Shepherd!

Para saborear devagarinho!

Sem comentários: