segunda-feira, 7 de abril de 2008

The Sweet Vandals, Makossa & Megablast, Antonelli, Coh, Autodigest todos juntos! "O que é que querem mais?!"

É já no dia 12 de Abril que a Casa da Música acolhe mais um Clubbing, com a marca da Optimus.
Assim sendo, no Foyer Nascente, o revivalismo funk/soul dos madrilenos The Sweet Vandals surpreende pela autenticidade presente em temas como "I Got You, Man!", que se tornou já um êxito da banda. Uma forte secção rítmica marcada pela presença brilhante do órgão Hammond serve na perfeição as linhas vocais de Mayka Edjo, peça-chave do grupo com uma voz característica que não podia estar mais dentro do espírito funk.
Depois do primeiro single do duo austríaco Makossa & Megablast ter conquistado grande sucesso e o apoio de figuras como Gilles Peterson, surge agora um primeiro álbum, Kunuaka, editado pela G Stone. Marcus Wagner-Lapierre (Makossa), o director musical da influente estação de rádio FM4 e um DJ respeitado, junta-se ao produtor Sascha Weisz (Megablast) num projecto ligado ao dub vienense que mistura de forma única as influências electro, house e disco com as sonoridades funk e afro-cubanas.
As actividades também não para nos bares onde encontramos os Dolls que juntam duas das principais activistas da música electrónica na cidade do Porto, DJ Sininho e a VJ I'nez Oz. É um projecto contemporâneo com uma forte vertente conceptual onde a música e a imagem assumem uma identidade única e irreverente. A sua vasta experiência tem-lhes permitido partilhar noites com nomes como Anja Schneider, Daniela Stickroth, Le Chic, Missill, Mia, Waterlily e Electric Indigo.
Outro forasteiro que aterra no Porto é Antonelli que regressa a Portugal para apresentar Soulkiller - o título não é certamente exagerado para quem já teve o prazer de assistir a um dos seus concertos. Stefan Schwander é um pioneiro da música alemã electrónica e minimal, com propostas que vão da house music ao dub. Usando apenas tecnologia analógica, as suas actuações resultam num oceano de pureza sónica que transforma qualquer sistema sonoro numa vertiginosa máquina sensorial.
A noite nos bares termina com a actuação dos DJ's e produtores de Brighton South Central, que se têm destacado pelas remisturas de nomes como Klaxons, The Whip, Shitdisco, Van She, Twisted Charm e muitos outros, para além de um número crescente de produções originais.
Na sala da Cybermúsica Coh vai provar que possui no alfabeto cirílico um duplo sentido: sono ou sonho. Assim, a música de Ivan Pavlov deambula entre sono e o sonho, percorre os corredores mais inóspitos da música com a destreza e a simplicidade dos iluminados. Com raízes na música industrial e electrónica dos anos oitenta, como os Coil e os Throbbing Gristle, a sua obra encontra-se em várias editoras de referência da música experimental, destacando-se títulos como Post-Pop e o recente Strings. Em relação a Autodigest, estreia-se na Casa da Música após duas edições na Crónica e na Ash International, entusiasticamente recebidas pela crítica especializada: «Uma experiência auditiva muito intensa e elucidativa.» - Felicity Ford, sonicartsnetwork.org; «Uma obra de arte anunciando que a arte morreu (...) O trabalho de Autodigest é talvez suficientemente poderoso para nos fazer suspeitar de que é verdade.»
Na sala Roxa, Ávaro Costa apresenta: Radio Cure. Corria o ano 2000 e os Wilco entravam em estúdio para a gravação do muito aguardado quarto álbum. O que se seguiu foi uma história trágico-cómica e um sinal, adiantado, dos tempos de re-invenção do negócio da música. I Am Trying to Break Your Heart, um filme sobre os Wilco de Sam Jones, é muito mais do que um simples documentário sobre uma banda de culto.
A cenografia visual está a cargo do colectivo berlinense de designers e VJ's Pfadfinderei que cruza fronteiras entre o design funcional e a arte multimédia, apresentando as suas impressões absolutamente originais em cada edição ao longo de 2008.
12 de Abril
23 horas - Casa da Música - Porto

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