segunda-feira, 8 de setembro de 2008

"YouTube Killed The MTV Star"

O Setembro chegou!
E com ele vieram as rentrés políticas, as promessas de mais um ano promissor e árduo, a "re-lembrança governativa pré-formatada" de "mais um ano de sacrifício, porque ...no final (se calhar?) até vai valer a pena..." e é assim!
Os livros ficam mais caros e as famílias contorcem-se financeiramente para aguentar os putos nas escolas, "...mas o que foi mesmo bom pah, foram aquelas férias de Verão no Algarve num resort ali a 2 metros da praia e com piscina privativa...ah que maravilha!"
Os devaneios saudáveis e loucuras excêntricas de Verão dão lugar agora aos estados mais intimistas ou "deprimistas" e caseirinhos, mais a puxar "pró comprimidinho azul" (não é nada Viagra, é Valium, Xanax e outras pastilhas destas para pôr a malta a dormir), o que só vem mesmo a dar um jeitinho às Mercks e Biais por aí espalhadas!
E acho muito bem, cada qual ganha a vida à sua maneira!
E por falar em depressão, quem deve andar com uma "coisa" destas muito grande (mas mesmo muito grande!) deve ser a MTV (sim, a Music Television que passa videoclips, ou teoricamente falando telediscos!).
Quando apareceu em 1981, a MTV deixou bem claras quais eram as suas intenções: matar a rádio! Querem melhor manifesto do que o primeiro teledisco a ser emitido?!
"Video Killed The Radio Star".
Eram os Buggles quem vaticinavam! A pedido da MTV? Será? Não sei!
27 anos depois, parece que o canal da música por excelência está a perder cada vez mais espectadores para a Internet, nomeadamente para o YouTube!
No início do ano teve de encerrar, por fraca prestação, o MTV Flux, que permitia ao espectador seleccionar os vídeos, enquanto determinados canais como o MTV2, dedicado ao rock alternativo e o MTV Base com especial incidência no R&B têm vindo a cair vertiginosamente desde 2003!
E porquê?
A explicação para esta "crise" prende-se com o facto de a geração que viveu intensamente o apareceimento da MTV ter crescido e os jovens de hoje estarem mais interessados em passar o seu tempo em frente a um computador, basta ver aleatoriamente as várias sondagens na Internet para se provar que o ciberespaço é o meio de eleição para a procura de música em "detrimento" da TV.
Assim sendo, o grande rival da MTV parece ser o YouTube, por permitir aos melómanos assistirem aos vídeos dos seus artista preferidos sempre que quiserem: 9 do 20 mais vistos no YouTube são de natureza musical!
E agora? Em resposta, a MTV carrega com mais reality shows!
Será que chega!? Ou melhor, será que é assim?!
Sei lá, isso não é o meu trabalho!
Um boa semana para todos e já agora, como proposta para esta semana fica o novo disco dos Fujiya & Miyagi - Lightbulbs, já deste ano e editado sob o carimbo da Gronland. Se tiver um tempinho ainda cá venho falar dele, senão venho na mesma!

Sem comentários: