Ok, podem-me acusar de hoje ser um tipo "oficialmente ou formalmente correcto", mas acho que faz sentido ser assim!
E qual é o mal?
Ou são daqueles que até acham isto uma grande "pirosada" ou algo sem cabimento? Se calhar até são contra as tradições académicas ou contra aquele grupo de baile castiço da festa lá da aldeia dos "vossos avózinhos" lá na província...ou se calhar essa é a vossa "terrinha"?!
Mas bem, voltando ao tema, nada melhor que informar que os EME estão de volta!
É isso mesmo, os Encontros de Música Experimental começam hoje dia 1 de Outubro!
Num país no qual as musicas experimentais se encontram cada vez mais arredadas de qualquer palco, os EME revestem-se de grande importância por ser um dos raríssimos festivais que acolhe este tipo de música, servindo de ponto de encontro entre músicos nacionais e estrangeiros, além da função "pedagógica" levada a cabo pelos diversos workshops!
Com Vitor Joaquim nos comandos da nave central, os EME deste ano foram dar uma volta pelo Tejo e assentaram araiais no Teatro Ibérico e na Igreja de S. Francisco de Xabregas, deixando a margem sul "cada vez mais desertificada" (queriam!). Existem também extensões do festival para os Açores e para a Madeira (interessante!), basta consltarem a página!
Albergando trabalhos de artistas sonoros e visuais provenientes dos mais diversos países, os EME representam um espaço de confluência de artes na sua mais dilatada aspiração, constituindo-se como um lugar de transversalidade e de proximidade entre criadores nacionais e estrangeiros, em que a produção e criação nacional nunca se encontra relegada para segundo plano, antes pelo contrário, é talvez aquilo que mais legitima a existência do próprio festival.
Assim sendo de hoje até Sábado é possível degustar nomes como The Sight Below (USA), NNY (PT), Garcia + Machas + Maranha + Mota (PT), The Beautiful Schizophonic (PT) + Tina Frank (AT), Anna Troisi (IT) + Carsten Goertz (DE), Safe and Sound (PT) ou os mais reconhecidos (pela crítica musical!) como Greg Haines (UK), Hauschka (DE) e Frank Bretschneider (DE).
Aqui o Sr. Bretschneider anda muito por Portugal, se calhar gosta do sol e do mar...ou então arranjou para aí alguma namorada! Desconfio!? Lol!
Enfim, motivos mais suficientes para irem dar uma voltinha até à capital sem ter que ir fazer compras ao Vasco da Gama ou ao Colombo!
Ou então fiquem pelo Fundão, o Imago ´08 começa já este fim de semana, mas isso é assunto para o tema de amanhã!
Já vos disse que hoje é o Dia Mundial da Música?!
Pois bem, então hoje são 3 as propostas que vos deixo e que merecem bem estar no leitor do vosso carro ou na aparelhagem do vosso quarto durante alguns (muitos) dias.
E claro, assumem-se como os "porta-estandartes" do dia "standartizado" (lol) de hoje! Mesmo acabadinhos de chegar...ui ui ainda cheiram a tinta fresca!
Betty Botox - Mmm, Betty! (2008, Mule Musiq)
Yo Majesty - Futuriscally Speaking...Never Be Afraid (2008)
Plastic Little - Welcome To The Jang House (2008)
Que final de ano soberbo! Parece que guardaram as cerejas para o fim só para nos baralharem a cabeça com as listas dos melhores de 2008!
Afinal de contas, em que ponto cessa o domínio da música e se inicia o do som?
Sem comentários:
Enviar um comentário