sexta-feira, 24 de outubro de 2008

TRAMA ´08

Então e Thievery?! Foi fixe?!
Bem, depois de alguns dias de irregularidade em termos de escrita (em pról de uma espécie de "empinamento de calhamaços de economia e marketing", para tentar livrar-me do descalabro do nosso descalabroso PSI20), eis que aí está mais um fim de semana à porta! E muita coisinha boa a acontecer!
E é já hoje (24 de Outubro), Sábado e Domingo que acontece mais um Festival de Artes Performativas Trama! Já é um habitué na Xangai!
Este ano com mais projectos, parceiros e espaços actuando de novo na cidade do Porto, numa iniciativa da Fundação de Serralves, do brrr_ Live Art, da produtora Lado B e da Matéria Prima.
No Trama os cruzamentos renovam-se e estruturam-se sobre a forma de um percurso que passa por Serralves, pela Culturgest, ESMAE/IPP, Fábrica da Rua da Alegria, FBAUP, Hotel D. Henrique, Loja da Pensão Monumental, Maus Hábitos, Mosteiro São Bento da Vitória e Passos Manuel.
Os cruzamentos também são disciplinares: em associações diversas entre música, dança, live art, teatro, improvisação, cinema e acções. O envolvimento dos públicos passa não só pela surpresa dos eventos de rua ou pela diversidade das propostas, mas também pelo testemunho ou participação num contexto de criação partilhada.
A performatividade continua a ser o catalisador, enquanto instrumento actuante para a experimentação. O Trama não pretende ser um laboratório, mas antes uma experiência que parte de hipóteses amadurecidas de acumulação e desdobramento. A acumulação atravessa saberes, agentes e pensamentos, e o desdobramento percorre públicos, criadores, obras e lugares.
O Trama deste ano situa-se sob o signo da efabulação e do colectivo, reivindicando um lugar entre a ficção e a realidade, entre a invocação de imaginários e a sublimação do ‘aqui e agora’. Desejam-se experiências inspiradoras e surpreendentes que funcionem a vários níveis, da experiência individual à vibração do tecido urbano. O Trama vem “tramar” não só os mais atentos mas também os distraídos, os indisponíveis e os imperturbáveis.
Sexta-Feira é sem dúvida um dia bem preenchido, com estreias em Portugal e outras tantas na cidade do Porto. Quase poderiamos falar num desfile de estrelas começando pelos performancedos americanos Lucky Dragons (Culturgest), dos britânicos Shit And Shine (Loja da Pensão Monumental), e por fim a festa oficial de abertura em Serralves com o incontornável Moritz Von Oswald (Rhythm & Sound, Basic Channel), GD Luxxe, Wipeout, Silvério (ui ui!).
A bela selecção performativa continua durante os dias de Sábado e Domingo com Ben Frost, Philipp Quehenberger, Tânia Carvalho, Osso Exótico...
Porto Independente? Cada vez mais, se calhar...
Estão tramados....eheheheh!

Para mais informações consulta: http://www.festivaltrama.org/

Sem comentários: