quarta-feira, 13 de maio de 2009

O meu espaço dançante!

Confesso!
Sou um fã incondicional do "space disco" e de tudo o que mexe à sua volta!
Gosto da idealização do conceito e admiro cada vez mais as formas através das quais me mostram o percurso desta linha tão ténue e frágil, mas ao mesmo tempo tão abrangente e coerente!
Não é por certo consensual, nem tão pouco agregadora de massas de Sábado à noite.
Não se extravasa nem atinge o pico sob efeito de lufadas ciclicas de adrenalina.
Vai aparecendo, mostra-se no ar e segue a sua viagem prometendo sempre algo...que até poderá só chegar num próximo àlbum.
É inteligente a treina-me a se-lo também.
Obriga-me a pensar em linhas e modelos matemáticos "mais ou menos" (pelo menos ainda!) lógicos e mecanicistas, a perceber o seu comportamento e a poder eventualmente prever qual a sua resolução.
Isto é o "meu" "space disco" e hoje vou falar-vos dele!
Melhor, vou falar-vos de um bocadinho do "meu" "space disco".
Hoje é dia de trazer mais uma vez para a Xangai o nome de Lindstrom e Prins Thomas e o seu mais recente álbum: "II".
Depois do álbum de estreia em finais de 2005, ao qual se seguiram edições a solo, Hans-Peter Lindstrom e Prins Thomas regressam novamente em conjunto com "II".
Expondo uma música marcada por longas digressões instrumentais, que respira modernidade e sugere uma dimensão futurista, a dupla norueguesa continua a espalhar mais alguma poeira cósmica sobre narrativas melódicas de inegável groove.
De forma mais orgânica do que o primeiro álbum, desenham vastos espaços multidimensionais, terreno de operações priviligiado para a munutenção da lógica sonora do projecto, em mais uma espécie de banda sonora de viagem marcada por espaços abertos e infinitos, onde influências italo, krautrock e disco, hipnóticas e progressivas, moldam um todo intemporal.

PS1: Pede-se uma nova aparição de Lindstrom na pista inferior do Lux. E já que pedimos, Skream também pode vir!


PS2: Para os puritanos que se enfurecem tanto quando se diz que "DJ x vai TOCAR a tal sítio", afinal devem repensar no que dizem pois há sempre alguns que vão realmente tocar!

1 comentário:

Nuno disse...

ta fixe o video.. a becool costumava ter umas belas noites de disco, as look back night!!