quarta-feira, 4 de junho de 2008

Música Portuguesa, Hoje! Em Julho no CCB!

Pois é, continuando a toada de divulgação de eventos considerados relevantes pela administração e mantendo-nos fiéis ao conceito de cultura urbana, apresentamos hoje mais uma "festinha" que se aproxima!
É ali para os lados de Belém e calha em dias (supostamente!) quentinhos, por isso nada melhor que levantar esse corpo pesado e enfadonho do tempo das chuvas e vir "ressacar" à beira rio.
Peguem nos filhos e mulher ou na namorada e venham dar uma voltinha na marginal, comam um (tradicional ?) pastel de Belém...e já que ali estão, olhem vão "dar um pulinho" à casa branca.
É no fim de semana de 11, 12 e 13 de Julho que o CCB vai acolher o festival "Música Portuguesa, Hoje", e vai ser possível degustar 52 obras de 48 compositores, desde a música erudita à electrónica, ou do fado ao jazz.
E isto é cultura urbana, meus amigos!
Assumindo-se como «a maior mostra de música portuguesa realizada até hoje», o patrão Mega Ferreira, promete prendar os espectadores com diversas sonoridades com acento predominantemente nacional, havendo espaço para "músicas faladas" em várias conferências e colóquios.
A abertura do festival faz-se na noite de dia 11 com um concerto da Orquestra Sinfónica Portuguesa no Grande Auditório a tocar peças de Luís Tinoco, António Pinho Vargas e Joly Braga Santos, enquanto no pequeno auditório actuarão Ricardo Rocha, com guitarra portuguesa solo, seguindo-se a Lume Big Band, com direcção de Marco Barroso.
Nos dias seguintes, actuam a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orchestrutopica, Sei Miguel (este homem anda em grande!), Quinteto, a Orquestra de Câmara Portuguesa, o Quarteto de André Fernandes, a Orquestra de Jazz de Matosinhos, Ernesto Rodrigues Quinteto e Rafael Toral Space Trio (que aconselho vivamente!), entre outros.
Mas como estamos em altura de St. António, os casamentos estão aí à porta e o CCB não quer ficar para trás por isso promete celebrar alguns.
Deste modo, os espectadores previligiados poderão assistir a "casamentos musicais" bastante curiosos e deveras enteressantes.
Camané com Bernardo Sassetti e Mário Laginha (ao piano) e Carlos Bica (no contrabaixo)!
Interessante, não?!
Dentro das "electronicidades" (lembram-se que inventámos este termo na Xangai?), vai a jogo a Orquestra de Altifalantes do MisoMusic Portugal, com programas que recuperam algumas das obras clássicas dos primórdios da electrónica e também dão a conhecer obras recentes da nova geração como José Luís Ferreira, Tomás Henriques, Jaime Reis, Isabel Pires, António Ferreira, António de Sousa Dias e Filipe Pires.
Três dias a navegar pelo éter das obras clássicas ou ao retro-futurismo das novas tendências...e 5€ não é motivo para se queixarem que a vida está cara!
Bora lá apanhar sol!

Sem comentários: