
Senhores e senhoras, benvindos ao fabuloso mundo do Sleeveface!!!
Os sociólogos não teriam grande dificuldade em explicar o sucesso de um fenómeno como o Sleeveface numa era em que, graças às maravilhas da tecnologia, qualquer indivíduo pode aspirar a partilhar a sua genialidade com o mundo.
Mesmo que o seu maior talento resida em criar ilusões de óptica com capas de discos em vinil.
Mas afinal, o que é o Sleeveface?
Simples: uma brincadeira de amigos, fãs de música ligados a uma editora do País de Gales, que um belo dia se lembraram de tapar a cara com capas de LPs, dando a ilusão de continuidade entre a imagem do disco e o seu corpo.
Mal sabia Carl Morris (aparentemente, o primeiro gajo a lembrar-se disto...) que ao "colar" a sua cara a um vinil de Paul McCartney, estava a criar uma tendência que publicações como a Rolling Stone haviam de considerar emblemática dos anos 00.
Não podia ter acontecido de outra forma! Foi a Internet que se encarregou de mostrar, primeiro aos vizinhos e amigos, paulatinamente a todo o planeta, que qualquer pessoa podia aparecer na capa do seu LP favorito. As imagens começaram a circular e a aquecer, certamente, os corações de muitos trabalhadores de escritório enfadados e um pouco por toda a parte, melómanos e coleccionadores de música sentiram-se tentados a participar.
Hoje, o Sleeveface é praticamente uma modalidade olímpica, ou pelo menos terá mais praticantes do que muitos desportos que vimos recentemente nos Olímpicos de Pequim e na rede global do Facebook o grupo tem já mais de 15.000 utilizadores.
A brincadeira, que vai das montagens mais toscas e domésticas de elevado gabarito, presta-se à partilha no site Flickr com as infindáveis contribuições de gente dos quatro cantos do mundo.
Mas para quem prefere o conforto e a ponderação do suporte em papel, há uma boa notícia: os ainda estupefactos mentores desta ideia, o lançamento de um livro de quase 200 páginas que reúne algumas destas pantominices de desocupados de todo o mundo, "Sleeveface - Be The Vinyl".
Além do livro, a moda do Sleeveface já deu origem a festas temáticas e citações entusiastas como a de Andy Bell dos Erasure, cuja frase "Be the vinyl!" serve de pós-título à colectânea de imagens.
Mas o Sleeveface vai mais longe, havendo quem o aplique a capas de revistas, livros e até focinhos de cão, não havendo regras nem orientações definidas...simplesmente criatividade e originalidade como motor de combustão!
Na Xangai ainda não demos os corpo ao manifesto, mas desafiamos os leitores mais desocupados e com capas de vinis mais convenientes para mostrarem o vosso dom...num tempo de "copy-paste" e "mentiras digitais", quem sabe se não te tornas um profissiopnal do ramo e apareces na capa do próximo livro do Sleeveface!
Que post excepcional para o fecho de actividades de 2008!
Cuidados com as misturas, com o camarão em excesso e com alquele último cigarro que te caiu tão mal o ano passado...boas passagens de ano!
A gente ve-se daqui a alguns dias...até para o ano!
Xau Xau! Beijinhos e abraços!
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