Hoje trago-vos uma proposta de degustaçãpo sonora (e que proposta!) que vem por um ponto final a quem pensa que todos os anteriores nomes marcam a sua presença na tela internacional da música de dança da mesma forma!
Por isso, apresento-vos Moody!
Chama-se Det.riot´67 e é o albúm de estreia de Moody, um novo alter-ego de Moodyman...ou Kenny Dixon Jr. :)
Começa com uma dúvida existêncial sem resposta: será um álbum ou um EP?
Sem definição de formato, este singular objecto, presenteia-nos com um pacote divino rico em referências culturais e com um enorme sentido estético!
Desde a memória dos tumultos sociais em Detroit em 1967, principalmente através de excertos radiofónicos ao "blaxpoitation" vidrado no sexo, Det.riot '67 é um discreto manifesto na actual cultura negra norte-americana.
Ainda cedo para atirar nomes para a prateleiras dos melhores do ano (pois é, ainda não coloquei a lista dos melhores de 2008!!!Tá quase!), Det.riot '67 arrisca-se a ser um dos primeiros nomes a figurar nessa lista, tendo em conta o seu original conteúdo e matéria de que é feito...o "primeiro" objecto de culto deste ano!
Não só porque mostra um Moody(mann) empenhado numa escrita explicita e repleta de vocalizações sensuais muito pouco comuns nos seus trabalhos anteriores, como opta pela distensão lasciva da soul sobre grooves meio-abstractos, pelo espiritualismo soul-jazz-funk ou até o deep-house como veículo de apontamento histórico.
Tudo num ápice desconcertante!
Provavelmente Det.riot '67 nunca passará do dos pequenos circuitos de "distribuição", motivo mais que óbvio para despertar a atenção dos mais fervorosos melómanos já habituados às edições limitadas ou enviesadas de Moodymann.
Um álbum amotinado com samples da época, beats políticos à esquerda e à direita e um intenso groove de cerca de 20 minutos sem qualquer vestígio de algum revivalismo implícito!
Uma boa dose de determinação para procurar Det.Riot 67 à boa velha maneira!
1 comentário:
Sempre no rasto das pérolas.muito bem.
Enviar um comentário