quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Nedry - Condors

Um condor é um animal imponente pela envergadura das suas asas, dominador pelo respeito que impõe a outras criaturas, calmo nos seus movimentos circulares, emocionalmente activo e comunicador nas suas características sociais, admirável pelas grandes distâncias que consegue percorrer num único fôlego e soturno pelo modo enigmático como busca animais mortos para seu alimento. Bem vistas as coisas, é uma excelente imagem daquilo que podemos encontrar nos sons que emanam de «Condors», o álbum de estreia do trio londrino Nedry.
A tendência necrófila deste disco percebe-se no modo como os seus autores se alimentam do já moribundo trip-hop para se revigorarem e partirem para um vôo de longa-distância, em estruturas musicais complexas que obedecem a uma quase-disciplina rítmica irmanada ao dubstep e lhes infunde uma densa textura emocional, muito por via da agoniada expressão vocal de Ayu Okakita, usada muitas vezes como se de um outro instrumento se tratasse e que, a espaços, traz à memória - sem a mesma amplitude, note-se - a fusão humanno-mecânica atingida na plenitude nas propostas de Björk.
Neste composto denso e de silhueta negra encontramos também uma calma aparente que nos é servida de bandeja por Matt Parker e Chris Ambling que edificam num pastiche sonoro um torpor cinemático e misterioso, como se um anjo esfarrapado decidisse aparecer-nos em slow-motion no meio dos nossos sonhos assombrados pelo medo e bailasse embalado pelas linhas de baixo enevoadas que se insinuam como fios de aranha em espessa teia e pelos electrochoques libertados pelo fuzz das intermitentes guitarras.
Com este carácter inscrito, o primeiro disco dos Nedry voa bem alto, talvez rumo ao distante futuro, e impele-nos a montar um posto de observação atenta dos seus próximos movimentos.

E por falar em condores...daqui a uns dias há para aí novidades!



1 comentário:

m. disse...

uohowww!!!!!!!!!
Podes actualizar-me nos teus FUTUROS. já n tenho á minha musica no myspace, só blogues.. Pesquisa <@> código postal para ausente <&> myspace/mastasales.
parabens! m.